DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – FINALIDADES E USUÁRIOS

Para que serve afinal as DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS? É a pergunta que todo mundo faz. E eu te pergunto: Como você gerencia seu negócio ou empresa sem elas?

Muito se fala acerca da finalidade das demonstrações contábeis e de sua importância não é mesmo? Então vamos ver alguns aspectos sobre esse tema?

O que são os relatórios que denominamos de Demonstrações Financeiras?

São relatórios distintos, cada um com uma função específica, extraídos dos registros contábeis numa determinada data de referência, e representa um extrato estático dos números e da situação financeira e patrimonial das empresas.

Quais são os relatórios mais utilizados?

Os Tipos de Demonstrações Financeiras mais utilizados são:

Balanço Patrimonial – considerado o relatório principal e o mais importante tendo em vista revelar o patrimônio das empresas. Apresenta as contas do Ativo – do Passivo, do Capital Próprio e Patrimônio Líquido.

Essas contas representam os direitos e deveres das entidades. Sendo assim é analisando esse relatório que podemos calcular os principais indicadores financeiros das companhias como por exemplo a liquidez corrente, liquidez geral etc, permitindo a verificação do índice de endividamento e capacidade de pagamento das empresas.

DRE Demonstracão de Resultados do Exercício – relatório que apresenta de forma detalhada as receitas, custos e despesas das entidades, apurando-se ao final o resultado do exercício fiscal, ou seja, Lucro ou Prejuízo.

Fluxo de Caixa esse relatório permite ao usuário da informação verificar a situação financeira da entidade em um período específico que pode ser diário, quinzenal, mensal, etc.

– Notas Explicativas como o próprio nome já diz as Notas Explicativas são obrigatórias e servem para esclarecer premissas e metodologias adotadas nos registros e lançamentos contábeis. Exemplos de utilização da NE são: divulgar métodos de avaliação de contas patrimoniais, explicação sobre Teste de Impairment, divulgação de ressalvas por parte dos auditores, divulgação da empresa independente que realizou a Avaliação Patrimonial, informar alterações na contabilidade que impactem os lucros e resultados, etc..

E afinal para que servem as Demonstrações Financeiras?

Em primeiro lugar temos que saber que elas são obrigatórias à todas as empresas segundo o Código Civil, independente do tipo de tributação, e depois que as mesmas só podem ser realizadas por um contador com registro do CRC ativo. Elas são as nossas queridinhas, pois

refletem resumidamente todo o trabalho do contador! Tem dúvida? Tenta abrir a conta do Imobilizado “Prédios” ou “Máquinas e Equipamentos” de uma empresa. A grande maioria não tem ideia da quantidade de informações e trabalho que existe dentro de uma linha de um registro contábil.

Mas por que será que elas são obrigatórias? Porque é a partir delas que conhecemos a vida patrimonial e financeira das empresas. Elas fornecem dados importantes para todos os usuários que pretendem de alguma forma se relacionar com a entidade, além de ter suma importância para projeções e tomadas de decisão dos gestores internos.

Podemos citar aqui, sem muito esforço, várias finalidades super importantes das demonstrações e a quais interessados se destinam:

InteressadoFinalidade
GovernoCálculo de impostos e tributos – interesse do Governo que acompanha e fiscaliza a evolução patrimonial das empresas
Sócios e proprietáriosAcompanhar o desempenho da empresa da qual são donos, ou sócios, a fim de decidir sobre o destino dos lucros, novos investimentos e/ou reinvestimentos, viabilidade ou necessidade de expansões, retirada como dividendos etc...
AdministradoresAcompanhar o desempenho do negócio analisando os resultados mediante a comparação dos dados contidos nas demonstrações de vários exercícios, objetivando tomar decisões gerenciais que influenciaram futuro da entidade.
Colaboradores Conhecer os números da empresa, tomando ciência da parcela dos lucros que será distribuída a ele, a título de participação de resultados.
FornecedoresOs relatórios também são analisados pelos fornecedores, com o objetivo de verificar a capacidade de pagamento ou de entrega de produtos e serviços pela empresa. Isso inclui também as Instituições Financeiras.

Então, viu como as demonstrações são uteis e essenciais não somente aos donos da empresa?

Precisa contratar serviços de Contabilidade?

Nós temos a experiência certa para isso!

Entre em contato conosco e seja atendido por uma consultoria especializada!

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Por Marcia Frazão

21988223018

marcia.frazao@framarpatrimonial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *