PLAQUETAS PATRIMONIAIS

Mesmo que você não trabalhe em empresas que tenham ativo imobilizado com certeza já esteve em algum estabelecimento comercial como um supermercado, escritório, hotel, e percebeu aquela “plaquinha” cheia de números fixadaem algum equipamento não é mesmo. Então,nesse artigo traremos algumas informações sobre elas, quem são seus usuários, quais são as suas finalidades, seus tipos, etc.

Primeiro falaremos para que a plaqueta patrimonial serve e logo você entenderá o porquê as empresas precisam utilizá-las.

Para que servem as Plaquetas Patrimoniais

As plaquetas patrimoniais fixadas nos bens patrimoniais das empresas têm a função de identificar esses bens, permitindo ocontrole patrimonial, tanto gerencial quanto o contábil, sobre os ativos imobilizados operacionais que as companhias possuem. Através delas gestores extraem informações quantitativas e qualitativas dos seus bens móveis.

Outra função importante das plaquetas patrimoniais é o rastreio do bem quando há a movimentação ou alta rotatividade entre centros de custos, além de permitir a baixa do sistema patrimonial com conforto e segurança para o analista.

Por que essas plaquetas patrimoniais são tão utilizadas pelas empresas?

Uma vez que as plaquetas servem para a identificação dos bens patrimoniais das entidades, TODAS eu disse TODAS as empresas que possuírem ativo imobilizado devem ter seus bens identificados e catalogados, ou tombados, como queiram chamar, pois precisam que seus bens patrimoniais estejam organizados.

Codificando os bens você consegue inserir todos os dados daquele bem correlacionando ao número da plaqueta fixada no ativo. Permitindo total controle e identificação do bem.

E isso não é só uma questão organizacional, mas também regulatória pois o CPC 27 Ativo Imobilizado Comitê de Pronunciamento Contábil exige que as empresas mantenham o controle dos bens que estão registrados na Conta Contábil Ativo Imobilizado, além de anualmente proceder o Estudo de Revisão de Vidas Úteis.

Diferentes tipos de plaquetas

Existe uma infinidade de tipos de placas patrimoniais. Hoje vamos falar apenas daquelas com código de barras, as tags utilizadas no RFID serão apresentadas em outro artigo. As placas patrimoniais com código de barras são compostas por um material resistente a riscos e choques, pois são utilizadas para identificar permanentemente itens, bens ou equipamentos, que em muitas das vezes estão localizados em ambientes agressivos. Além disso são fabricadas em vários materiais, tamanhos e formatos, adequando-se às necessidades da empresa.

Plaquetas em Poliester

Ideal para áreas internas, em escritórios por exemplo onde a temperatura ambiente é sempre amena. Sua durabilidade é cerca de um terço do alumínio, porém tem como grande aliada a vantagem de ter um custo baixo e, portanto, acessível e uma maleabilidade que possibilita a fixação de etiquetas em superfícies em curvas e contornos.

Plaquetas em alumínio

As placas patrimoniais em alumínio são uma excelente opção para quem busca identificar seus bens com economia e praticidade. São as mais tradicionais e amplamente utilizadas pela maioria das empresas, oferecendo durabilidade superior a 10 anos em ambientes não agressivos. Embora sejam o padrão mais comum para esta necessidade, elas podem não ser tão adaptadas para superfícies curvas, já que não possuem muita flexibilidade.

Plaquetas em aço inox

Essas plaquetas são indicadas para bens patrimoniais localizados em ambientes agressivos, ambientes extremos devido à sua alta durabilidade. Fabricantes informa uma durabilidade superior a 30 anos. Normalmente sua fixação no bem se dá através de arrebite. Como exemplo de bens que necessariamente devem ser emplaquetados com etiquetas em aço inox são máquinas e equipamentos em fábricas de alta temperatura, máquinas e implementos agrícolas etc.

Esses são os três principais tipos, sendo utilizados por mais de 90% das empresas que realizam inventário patrimonial para controle e gestão de ativos.

É indiscutível que a utilização de plaquetas patrimoniais é essencial para qualquer empresa que necessite de um controle mais acurado do seu patrimônio. Essas plaquetas possibilitam uma identificação mais rápida dos ativos, proporcionando um controle de estoque constantemente atualizado.

Entre em contato conosco e seja atendido por uma consultoria especializadaem controle e gestão de ativos patrimoniais!

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Por Marcia Frazão

21988223018

marcia.frazao@framarpatrimonial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *